segunda-feira, 9 de junho de 2008

Wölfflin fala sobre a Escola de Atenas

Heinrich Wölfflin fala sobre a Escola de Atenas - As influências de Michelangelo na pintura de Rafael. [1]



Ele não fala dessas influências sobre a figura do "pensieroso", mas sobre a personagem em seu lado esquerdo, devido às suas torções, ao pé suspenso, ao braço esticado e à posição da cabeça, o que, segundo o historiador, faz com que Rafael perca sua natural sensibilidade em detrimento da forte personalidade Michelangeana.

Entretanto há no texto uma nota que esclarece que a figura em si não se encontra em Michelangelo, mas num desenho que Rafael faz a partir da Leda de Leonardo, o qual se tem ainda preservado.

Filósofos, 1437-1439, Florença

Wölfflin destaca esta imagem de Luca della Robbia como uma predecessora da representação de filósofos em debate da escola de Atenas: um aponta seu texto enquanto o outro gesticula com ambas as mãos.

O autor aponta, ainda, as imagens das portas em bronze de Donatello em S. Lorenzo (circa 1433 - 1443) como mais uma representação de figuras em debate. Nesta primeira, vemos os Apóstolos.


Donatello na Sacristia de S. Lorenzo (circa 1433 - 1443) - Mártires.

[1] WÖLFFLIN, Heinrich. "The School of Athens" in: Raphael's School of Athens. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

Postado por: Leidiane Carvalho

Nenhum comentário: